segunda-feira, 27 de junho de 2011

Competência x Compromisso: Os diferentes tipos de pessoas nas organizações e o papel do Gestor de Recursos Humanos

Gerenciar uma equipe de trabalho não é fácil, mas também não é impossível, pois requer sensibilidade e percepção do gestor para identificar os diferentes tipos de pessoas que a compõe.
Pode-se dizer que existem quatro tipos de pessoas existentes nas empresas, no que tange aos quesitos competência x compromisso, que são: os realizadores, os inúteis, os desanimados e os amadores/entusiasmados. A seguir segue um breve resumo desses perfis:

- Realizadores: são os funcionários que possuem muita competência no que fazem e também muito compromisso, sempre dispostos a levantar a bandeira da empresa. São colaboradores de extrema importância, portanto são consideradas pessoas “chaves” nas empresas.

- Inúteis: considerados o oposto dos realizadores, pois são aqueles funcionários que não detém nenhuma competência para o cargo ao qual ocupam e muito menos se comprometem com a empresa. É o tipo de pessoa que está na empresa simplesmente por estar, ou seja, trabalham sem objetivos definidos e acham que não precisam melhorar.

- Desanimados: esses funcionários geralmente são muito bons no que fazem, pois são altamente qualificados e capacitados, entretanto, o comprometimento com a empresa, seja com a missão, com os valores ou com as normas internas deixam a desejar, tendo em vista que seu compromisso é considerado baixo.

- Amadores/Entusiasmados: são os funcionários que “vestem” a camisa da empresa, são bastante envolvidos com os valores e a missão da organização, pois o grau de compromisso deles é alto. Entretanto, no que tange ao processo de trabalho propriamente dito, pode haver algumas falhas, porque lhes faltam competência e qualificação, que são muito baixos.


De posse das informações descritas acima, cabe, portanto, ao gestor de recursos humanos, identificar o perfil desses colaboradores e tomar decisões que possam melhorar o seu potencial, maximizando as qualidades de cada um e eliminando, ou pelo menos, reduzindo as falhas ou defeitos que, porventura, estejam “travando” o andamento dos processos na empresa. Concomitantemente a própria empresa sai ganhando, uma vez que funcionários motivados, capacitados e comprometidos, são funcionários engajados nas causas da empresa, sejam elas financeiras ou sociais.

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