segunda-feira, 20 de junho de 2011

CCQ- CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE



ORIGEM:

Os Círculos de Controles de Qualidade tiveram origem no Japão, por volta de 1962, criada pelo Professor Kaoru Ishikawa, como resultado de um impulso dado a qualidade na indústria japonesa, e os conseqüentes contatos entre as universidades e os operadores de fábricas.
No Brasil, o movimento foi iniciado em 1972, nos setores de qualidade e produção da Johnson & Johnson, como uma conseqüência da necessidade de um programa motivacional de apoio a qualidade, após o deslocamento da fábrica da cidade São Paulo para a cidade de São José dos Campos, passando por todos os tipos de dificuldades com os novos empregados. Logo a idéia se expandiu para várias empresas em todo estado. Até o início de 1981, já se somavam 100 empresas que implementaram os CCQs.

DEFINIÇÃO:

Pode ser definido como sendo um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.

OBJETIVO:

• Aumentar a motivação e auto-realização dos funcionários, através da oportunidade de participação na solução dos problemas da empresa;
• Concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de auto-controle e prevenção de falhas;
• Garantir a qualidade do produto;
• Conseguir novas idéias;
• Aumentar a produtividade do trabalho;
• Reduzir custos e diminuir perdas;
• Melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical.

PROBLEMAS QUE PODEM SER SOLUCIONADOS:

• Melhoria de qualidade;
• Melhoria de produtividade;
• Redução de custos;
• Ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc);
• Racionalização dos processos de fabricação;
• Condições de trabalho;
• Segurança do trabalho;
• Problemas em áreas administrativas;
• Análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos;
• Desenvolvimento e integração de funcionários;

FERRAMENTAS DO CCQ

As ferramentas utilizadas pelo CCQ para soluções de problemas, são:

• Brainstorming (tempestade de idéias);
• Check list (lista de verificação);
• Histograma;
• Diagrama de Pareto;
• Espinha de peixe;

Esse metodo de controle tem como objetivo principal desenvolver projetos de melhoria nas empresas e organizações.

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